terça-feira, 17 de julho de 2012

Oração para dormir


Senhor...

 Muito obrigado por tudo que fizestes por mim em todos os momentos de minha vida.

  Posso lhe afirmar que fiz, estou fazendo, e vou fazer o máximo para por em prática no decurso de todos os dias de minha vida, o que lhe pedi, e o que vou continuar pedindo-lhe para me ajudar.

  Neste final de dia, com a graça do Senhor, me encontro com meu corpo por sobre minha cama, para descançar temporariamente.

  Quero neste momento tão sublime de nossa vida Senhor, pedir-te que acolha meu espírito junto a ti, e fortaleça-o de paz, amor, fë, esperança e purificação.

  Quanto ao meu corpo, em estado de repouso temporário, peço-lhe que interceda sobre ele e penetre-o com a luz dos teus olhos, e com todo o poder de cura que só o Senhor tem, opera-o de todas as enfermidades que porventura estiverem alojadas sobre ele.

   Na certeza e esperança ao atendimento a esses singelos pedidos, devo dizer-te Senhor, que não tenho palavras para agradecer-te. Mas, sei que só o Senhor sabe através das minhas vibrações neste momento, que a minha gratidão é infinita e eterna
 A M É M.     

Bonitas mesmo somos quando ninguém está nos vendo. Atirada no sofá, com uma calça de ficar em casa, uma blusa faltando um botão, as pernas enroscadas uma na outra, o cabelo caindo de qualquer jeito pelo ombro, nenhuma preocupação se o batom resistiu ou não à longa passagem do dia. Um livro nas mãos, o olhar perdido dentro de tantas palavras, um ar de descoberta no rosto. Linda.
(Martha Medeiros)

A todos trato muito bem
sou cordial, educada, quase sensata,
mas nada me dá mais prazer
do que ser persona non grata
expulsa do paraiso
uma mulher sem juízo, que não se comove
com nada
cruel e refinada
que não merece ir pro céu, uma vilã de novela
mas bela, e até mesmo culta
estranha, com tantos amigos
e amada, bem vestida e respeitada
aqui entre nós
melhor que ser boazinha é não poder ser imitada.
(Martha Medeiros)

Eu sofro sendo assim, eu sofro porque, quando você acha mais da metade do mundo babaca, você passa muito tempo sozinho.
 (Tati Bernardi)

Eu odeio pessoas que entram num bar e não bebem. Eu odeio testemunhas. Um bar é um templo: entrou, tem que beber!
(Maysa Figueira Monjardim)

“Eu sou mais forte do que eu” (assim como escreveu Clarice Lispector) e apesar do meu corpo fraquejar, minha alma não desiste da esperança, porque ela sabe que a felicidade não é algo que se busca, mas que está presente nas pequenas coisas do nosso dia-a-dia. E por isto mesmo eu sigo sorrindo, mesmo que às vezes eu chore. E eu choro. Mas estou sorrindo agora.
Sim, eu sou estranha, mas querem saber? Eu gosto muito de mim!
(Ana Jácomo)

“Em tempos em que quase ninguém se olha nos olhos, em que a maioria das pessoas pouco se interessa pelo que não lhe diz respeito, só mesmo agradecendo àqueles que percebem nossas descrenças, indecisões, suspeitas, tudo o que nos paralisa, e gastam um pouco da sua energia conosco, insistindo.”

(Martha Medeiros)

Eu gosto do estranho, do incomum. Gosto daquilo que confunde, que permite diferentes interpretações, que fica nas entrelinhas.
(Martha Medeiros)

No meio das trevas, sorrio à vida, como se conhecesse a fórmula mágica que transforma o mal e a tristeza em claridade e em felicidade. Então, procuro uma razão para esta alegria, não a acho e não posso deixar de rir de mim mesma. Creio que a própria vida é o único segredo.
(Rosa Luxemburgo)

Li outro dia que amar é igual brincar de Amarelinha. Entre o Céu e o Inferno existem apenas alguns passos.

Quero ter alguém com quem conversar. Alguém que depois não use o que eu disse contra mim.

(Renato Russo)

Mesmo que nossos lábios não se cruzem novamente, posso dizer em silêncio, tudo aquilo que ficou escondido para sempre. Haverá momentos em que nossos pensamentos se encontrarão no espaço, e assim,sentiremos falta de estarmos juntos novamente.
(Jonis Joplin)

“Quando o assunto é vida amorosa, não existe escolha. Quando a gente vê, está lá. Sentada na cadeira, sem cinto de segurança pronta para um loaping. Frio na barriga, Embrulho no estômago. Vontade de sumir. Ai, para o mundo que eu quero descer!”
(Fernanda Mello)

Certo dia me perguntaram: Por que você se apaixonou? Eu repondi: Não sei… E talvez continue não sabendo. Eu simplesmente amo, acordo e vou dormir com ele nos meus pensamentos.
(Caio Fernando de Abreu)

Seja, mas antes de ser por inteiro seja dos outros. E antes que se entregue por completo á alguém saiba que ninguém pertence a ninguém, e que você é seu. Você não é aquilo que sua vida é. Você não é o momento que você vive nem o amor perdido. Você é aquilo que ninguém vê. Uma coleção de histórias, estórias, memórias, dores, delícias, pecados, bondades, tragédias e sucessos, sentimentos e pensamentos. Se definir é se limitar. Você é um eterno parênteses em aberto. Enquanto sua eternidade durar.

(…)Queria ter a certeza de que apesar de minhas renúncias e loucuras,alguém me valoriza pelo que sou, não pelo que tenho…
Que me veja como um ser humano completo, que abusa demais dos bons sentimentos que a vida lhe proporciona, que dê valor ao que realmente importa, que é meu sentimento… e não brinque com ele(…)
(Mario Quintana)

“Meu passe é livre, eu vou pra onde eu quero, mas quero com você. Bola minha? Sorte sua! Já que ganhou uma vez, leva tudo. Mas leva mesmo. Eu não sou troféu, eu não gosto de jogar. Mas se for preciso, viro sua adversária só pra trocar a camisa. Tempo esgotado. Vai correr?”

(Fernanda Mello)

Trabalho igual gente grande, fico séria, traço metas. Mas quando chega a hora do recreio, aí vou eu… Escrevo escondido, faço manha, tomo sorvete no pote, choro quando dói, choro quando não dói. E eu amo. Amo igual criança. Amo com os olhos vidrados, amo com todas as letras. A-M-O. Sem restrições. Sem medo. Sem frases cortadas. Sem censura.

Sou menina levada, princesa de rua,
sou criança crescida com contas para pagar.(…)
Quer me entender? Não precisa.
Quer me amar? Me dê um chocolate, um bilhete,
um brinde que você ganhou e não gostou,
uma mentira bonita pra me fazer sonhar.
Não importa.
Criança não liga pra preço, não liga pra laço de fita e cartão de relevo.
Criança gosta de beijo, abraço e surpresa!

Quero sempre poder ter um sorriso estampando em meu rosto,
Mesmo quando a situação não for muito alegre…
E que esse meu sorriso consiga transmitir paz
para os que estiverem ao meu redor.
Quero poder fechar meus olhos e imaginar alguém…
E poder ter a absoluta certeza de que esse alguém
também pensa em mim quando fecha os olhos,
que faço falta quando não estou por perto.
Queria ter a certeza de que apesar de minhas
renúncias e loucuras, alguém me valoriza
pelo que sou, não pelo que tenho…
Que me veja como um ser humano completo,
que abusa demais dos bons sentimentos
que a vida proporciona,
que dê valor ao que realmente importa,
que é meu sentimento…e não brinque com ele.
(Mário Quintana)

A vida são deveres, que nós trouxemos para fazer em casa. Quando se vê, já são seis horas! Quando se vê, já é sexta-feira… Quando se vê, já terminou o ano… Quando se vê, passaram-se 50 anos! Agora, é tarde demais para ser reprovado…
Se me fosse dado, um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio. Seguiria sempre em frente e iria jogando, pelo caminho, a casca dourada e inútil das horas… Dessa forma, eu digo: não deixe de fazer algo que gosta devido à falta de tempo. A única falta que terá, será desse tempo que infelizmente não voltará mais
(Mário Quintana)

“Alegre era a gente viver devagarinho, miudinho,
não se importando demais com coisa nenhuma.

Felicidade se acha é só em horinhas de descuido.

(Guimarães Rosa)

“Toda mulher feliz e equilibrada deixa saudades. Mas eu não queria. Eu só queria amar alguém, com toda a tristeza e desequilíbrio que vem junto com isso, e continuar deixando saudades.
Quando dizem que namoro ou casamento ou qualquer relacionamento mais sério não pode dar certo, eu discordo. O que definitivamente não dá certo, ao menos para mim, é se apaixonar. Agora, que graça tem fazer qualquer coisa da vida sem estar apaixonada? Ô vidinha filha da puta. “
(Tati Bernardi)

fazer isso. Não vou ceder, não vou me preocupar. Vou entrar em férias de mim, balancear os pneus, checar o óleo. Vou me amar. Pra depois tentar, quem sabe, amar alguém.

(Verônica H.)

“Não tenho raiva de ninguém, mas minha prioridade agora é uma só: eu. Podem me chamar de egoísta, eu aceito. Mas chega uma hora na vida que a gente tem que parar de ser boa com os outros e ser boa – primeiramente – com a gente.”

(Fernanda Mello)

Relacionamento a gente constrói. Dia após dia. Dosando paciência, silêncios e longas conversas. Engraçado que quando a gente pára de acreditar em “amor da vida”, um amor pra vida da gente aparece.
(Fernanda Mello)



"...a beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."

(Pe. Fábio de Melo)

" Que as dificuldades que eu enfrentar ao longo do caminho
 não me roubem a capacidade de encanto..." 

(Ana Jácomo)


"Ouça com o coração quando quase lhe parecer silêncio: é o meu amor 
falando baixinho só pra não acordar o seu medo de amar".

(Ana Jácomo)

Não importa o quanto às vezes seja difícil, o quanto às vezes eu me atrapalhe, o quanto às vezes eu seja a densa nuvem que esconde o meu próprio sol, quantas vezes seja preciso recomeçar: combinei comigo não desistir de mim.

(Ana Jácomo)

Muitas vezes eu também já me perguntei se adianta a gente se empenhar para abrir o coração num tempo de tantos corações rigidamente trancados, em que o medo parece dar as cartas e descartar possibilidades de troca, espontaneidade e amor.

A fé é um exercício pra vida inteira. Muitas e muitas vezes, eu me distancio incrivelmente dela, achando que posso resolver tudo sozinha. Não é raro nessas ocasiões, na verdade é bastante comum, eu me atrapalhar toda num turbilhão de emoções que me drenam a energia e o sorriso. Mas, toda vez que consigo acessá-la, de novo, tudo se modifica e se amplia na minha paisagem interna. (…) Então, faço o que me cabe e entrego, mesmo quando, por força do hábito, eu ainda dê uma piscadinha pra Deus e lhe diga: “Tomara que as nossas vontades coincidam”. Faço o que me cabe e confio que aquilo que acontecer, seja lá o que for, com certeza será o melhor, mesmo que algumas vezes, de cara, eu não consiga entender.

Quero me encantar mais vezes. Admirar mais vezes. Compartilhar mais amor. Dançar com a vida com mais leveza, sem medo de pisarmos nos pés uma da outra. Quero fazer o meu coração arrepiar mais frequentemente de ternura diante de cada beleza revista ou inaugurada. Quero sair por aí de mãos dadas com a criança que me habita, sem tanta pressa. Brincar com ela mais amiúde. Fazer arte. Aprender com Deus a desenhar coisas bonitas no mundo. Colorir a minha vida com os tons mais contentes da minha caixa de lápis de cor. Devolver um brilho maior aos olhos, aos dias, aos sonhos, mesmo àqueles muito antigos, que, apesar do tempo, souberam conservar o seu viço. Quero sintonizar a minha frequência com a música da delicadeza. Do entusiasmo. Da fé. Da generosidade. Das trocas afetivas. Das alegrias que começam a florir dentro da gente.


Gosto do riso de tudo. De flores. De gente. De bichos. Dos dias de céu azul lisinho… Às vezes, eu vejo até o riso contido no que não tem coragem de rir.

"Jardins bonitos há muitos, 
mas só traz alegria o jardim 
que nascer dentro da gente."

                                                     (Rubem Alves)


“Tenho o privilégio

 de não saber quase tudo

 e isso explica o resto.” 


                                     (Manoel de Barros)

Curiosidade: instinto que leva alguns a olhar pelo buraco da fechadura, e outros a descobrir a América.


Ao tirarmos o olho do buraco da fechadura, saímos da porta alheia e somos livres para  navegar  capacitados por Deus, que faz e tem infinitamente mais pra nós, podemos ver:  : Mar azulado, sol radiante ,vento na cara , e ainda podemos descobrir América cheia de cores, aromas ,especiarias e desafios !



A opção é unicamente nossa: 

Buraco da Fechadura ou
 Descobrimento da América !




Eu e minha curiosidade saímos a navegar.....Que Deus seja e a bússola!
(Eça de Queiroz)

Até Amanhã

Sei agora como nasceu a alegria, 
como nasce o vento entre barcos de papel, 
como nasce a água ou o amor 
quando a juventude não é uma lágrima. 

É primeiro só um rumor de espuma
à roda do corpo que desperta,
sílaba espessa, beijo acumulado,
amanhecer de pássaros no sangue.

É subitamente um grito,
um grito apertado nos dentes,
galope de cavalos num horizonte
onde o mar é diurno e sem palavras.

Falei de tudo quanto amei.
De coisas que te dou
para que tu as ames comigo:
a juventude, o vento e as areias.

(Eugénio de Andrade)

Somos folhas breves

Somos folhas breves onde dormem
aves de silêncio e solidão.
Somos só folhas ou o seu rumor.
Inseguros, incapazes de ser flor,
até a brisa nos perturba e faz tremer.
Por isso a cada gesto que fazemos
cada ave se transforma noutro ser.

(Eugênio de Andrade)

Serei forte como a alma de um animal e
 quando eu falar serão palavras não pensadas e lentas.
 O que eu disser soará fatal e inteiro. 

                                     (Clarice Lispector)

Alma


“Pra dilatarmos a alma 
Temos que nos desfazer
Pra nos tornarmos imortais 
A gente tem que aprender a morrer
Com aquilo que fomos
E aquilo que somos nós” 

"... tenho ânsias

de estraçalhar palavras vazias de sentido

e delas fazer brotar a beleza das

 pétalas silenciadas"

   (José Carlos Esteve)


Neste mundo não há saída:
há os que assistem, entediados, 
ao tempo passar da janela,

e há os afoitos,
que agarram a vida pelos colarinhos.
Carimbada de hematomas,
reconheço, sou do segundo time.


(Trecho do livro "Uma Vida Inventada", de Maitê Proença)

"Todas as belezas contêm...




alguma coisa de eterno e alguma coisa de transitório - de absoluto e de eterno.


 A beleza absoluta e eterna (digamos entre parênteses, o ideal clássico) não existe...


 O elemento particular de cada beleza vem das paixões e como temos as nossas paixões particulares também temos a nossa beleza"

(Baudelaire)

Aos Olhos do Pai

Aos olhos do pai, 
Você é uma obra prima 
Que ele planejou, 
Com suas próprias mãos pintou 


A cor de sua pele 
Os seus cabelos desenhou 
Cada detalhe, 
Num toque de amor 

Você é lindo demais, 
Perfeito aos olhos do pai 
Alguém igual a você 
Não vi jamais 

Principe lindo demais 
Perfeito aos olhos do pai 
Alguém igual a você 
Não vi jamais 


Nunca deixe alguém dizer 
Que não é querido
Antes de você nascer 
Deus sonhou com você 


Aos olhos do pai. 

Sonhando acordada...




Que me importa se sonho acordada...
Se Sou uma mistura de sonhos e realidade...

Que seja errado...
Que seja certo...
Que me importa?

O que sei verdadeiramente é que sonhando ou acordada eu sou intensamente o que sou.


Dany Cintra

"Se você não tem uma visão para o futuro, então seu futuro é ameaçado de ser uma repetição do seu passado." A.R. Bernard