segunda-feira, 30 de julho de 2012

"Não foi à toa que Adélia Prado disse que "erótica é a alma". Enganam-se aqueles que pensam que erótico é o corpo. O corpo só é erótico pelos mundos que andam nele. A erótica não caminha segundo as direções da carne. Ela vive nos interstícios das palavras. Não existe amor que resista a um corpo vazio de fantasias. Um corpo vazio de fantasias é um instrumento mudo, do qual não sai melodia alguma. Por isso, Nietzsche disse que só existe uma pergunta a ser feita quando se pretende casar: "continuarei a ter prazer em conversar com esta pessoa daqui a 30 anos?"

(Rubem Alves)

"Minha vida... se divide em três fases.
Na primeira,
meu mundo era do tamanho do universo e era habitado por deuses,
verdadeiros e absolutos.
Na segunda fase meu mundo encolheu,
ficou mais modesto e passou a ser habitado por heróis revolucionários
que portavam armas e cantavam canções de transformar o mundo.
Na terceira fase,
mortos os deuses,
mortos os heróis,
mortas as verdades e os absolutos,
meu mundo se encolheu ainda mais
e chegou não à sua verdade final
mas à sua beleza final:
ficou belo e efêmero como uma jabuticabeira florida"

(Rubem Alves)
"O que as pessoas mais desejam é alguém que as escute de maneira calma e tranqüila. Em silêncio. Sem dar conselhos. Sem que digam: "Se eu fosse você". A gente ama não é a pessoa que fala bonito. É a pessoa que escuta bonito. A fala só é bonita quando ela nasce de uma longa e silenciosa escuta. É na escuta que o amor começa. E é na não-escuta que ele termina. Não aprendi isso nos livros. Aprendi prestando atenção."

(Rubem Alves)

"É isto que amamos nos outros: o lugar vazio que eles abrem para que ali cresçam as nossas fantasias. Buscamos, no outro, não a sabedoria do conselho, mas o silêncio da escuta; não a solidez do músculo, mas o colo que acolhe...
Como seria bom se as outras pessoas fossem vazias como o céu, e não tão cheias de palavras, de ordens, de certezas. Só podemos amar as pessoas que se parecem com o céu, onde podemos fazer voar nossas fantasias como se fossem pipas..."

(Rubem Alves)
"Jardins bonitos há muitos, mas só traz alegria o jardim que nascer dentro da gente."

(Rubem Alves)
"Alma" é o nome do lugar onde se encontram esses pedaços perdidos de nós mesmos. São partes do nosso corpo como as pernas, os braços, o coração. Circulam em nosso sangue, estão misturadas com os nossos músculos. Quando elas aparecem o corpo se comove, ri, chora. '

(Rubem Alves)
'(...) Essa sensação, às vezes, de ser estrangeiro e não saber falar o idioma local, de ser meio ET, uma espécie de sobrevivente de uma civilização extinta. Essa intensidade toda em tempo de ternura minguada. Esse amor tão vívido em terra em que a maioria parece se assustar mais com o afeto do que com a indelicadeza. Esse cuidado espontâneo com os outros. Essa vontade tão pura de que ninguém sofra por nada. Esse melindre de ferir por saber, com nitidez, como dói ser ferido. Ser sensível nesse mundo requer muita coragem. Muita. Todo dia.'


(mayara monteiro)

Amor é estado de graça e com amor não se paga". Nada mais falso do que o ditado popular que afirma que 'amor com amor se paga'. O amor não é regido pela lógica das trocas comerciais. Nada te devo. Nada me deves. Como a rosa que floresce porque floresce, eu te amo porque te amo.


Rubem alves)
"É assim que imagino Deus, como um fino fio de nylon, invísivel, que procura minhas contas no fundo do mar e as devolve a mim como um colar"

(Rubem Alves)
“A felicidade é sutil. É uma poesia, um pedaço de manga, um gole de vinho, uma música que arrepia. A felicidade é tão simples. Um abraço em quem a gente não vê faz tempo, um carinho de um amigo, um beijo em seu amor. É andar de mãos dadas, encostar a cabeça no ombro do outro no cinema, dormir juntinho. É cheiro de café passado, susto que passa logo, lambida de cachorro no nariz e perfume de flor. A felicidade é serena.”

( Lih Neta)
"Na mulher interessante, a beleza é secundária, irrelevante e, mesmo, indesejável. A beleza interessa nos primeiros quinze dias; e morre, em seguida, num insuportável tédio visual. Era preciso que alguém fosse, de mulher em mulher, anunciando: - Ser bonita não interessa. Seja interessante!"

( Nelson Rodrigues)
"Falam de tudo. Da moral, do comportamento, dos sentimentos, das reações, dos medos, das imperfeições, dos erros, das criancices, ranzinzisses, chatices, mesmices, grandezas, feitos, espantos. Sobretudo falam do comportamento e falam porque supõem saber. Mas não sabem, porque jamais foram capazes de sentir como o outro sente. Se sentissem não falariam."

(Nelson Rodrigues)

....quando o assunto é beleza



*As mulheres tem de ser magras, mas os homens podem ter a barriguinha que quiserem.
*Se os seios da mulher caem, é horrivel, mas se os cabelos dos homens caem, é normal.
*Uma mulher com um par de rugas, é uma velha, um homem com várias, é interessante.
*Uma homem mais velho com uma menina de vinte, é um gostosão, uma mulher mais velha com um garotão de vinte é um escândalo de mau gosto.
*Os homens podem estar cheios de pêlos, mas a mulher tem de ser como uma porcelana.
*Uma mulher bonita pode estar ao lado de um homem feio, nenhum homem bonito, teria uma mulher feia ao lado.

Ele: Mas que mulher! Vc viu? Como pode estar casada com alguém tão feio?
Ela:...sem entrar em detalhes, meu amor, eu me apaixonei por você!

(HTP)

Quem ama nada exige.
Perdoa sem traçar condições.
Sabe sacrificar-se pela felicidade alheia.
Renuncia com alegria ao que mais deseja.
Não espera reconhecimento.
Serve sem cansaço.
Apaga-te para que outros brilhem.
Silencia as aflições, ocultando
as próprias lágrimas.
Retribui o mal com o bem.
É sempre o mesmo em qualquer situação.
Vive para ser útil aos semelhantes.
Agradece a cruz que leva sobre os ombros.
Fala esclarecendo e ouve compreendendo.
Crê na Verdade e procura ser justo.
Quem ama, qual o samaritano anônimo
da parábola do Mestre,
levanta os caídos da estrada,
balsamiza-lhes as chagas, abraça-os
fraternalmente e segue adiante...

(Chico Xavier)


"Descobri que minha obsessão por cada coisa em seu lugar, cada assunto em seu tempo, cada palavra em seu estilo, não era o prêmio merecido de uma mente em ordem, mas, pelo contrário, todo um sistema de simulação inventado por mim para ocultar a desordem da minha natureza. Descobri que não sou disciplinado por virtude, e sim como reação contra a minha negligência; que pareço generoso para encobrir minha mesquinhez, que me faço passar por prudente quando na verdade sou desconfiado e sempre penso o pior, que sou conciliador para não sucumbir ás minhas cóleras reprimidas, que só sou pontual para que ninguém saiba como pouco me importa o tempo alheio. Descobri, enfim, que o amor não é um estado de alma e sim um signo do zodíaco."

( Gabriel García Marquez)
Não sinto nada mais ou menos, ou eu gosto ou não gosto. Não sei sentir em doses homeopáticas. Preciso e gosto de intensidade, mesmo que ela seja ilusória e se não for assim, prefiro que não seja. Não me apetece viver histórias medíocres, paixões não correspondidas e pessoas água com açúcar. Não sei brincar e ser café com leite. Só quero na minha vida gente que transpire adrenalina de alguma forma, que tenha coragem suficiente pra me dizer o que sente antes, durante e depois ou que invente boas estórias caso não possa vivê-las. Porque eu acho sempre muitas coisas - porque tenho uma mente fértil e delirante - e porque posso achar errado - e ter que me desculpar - e detesto pedir desculpas embora o faça sem dificuldade se me provarem que eu estraguei tudo achando o que não devia. Quero grandes histórias e estórias; quero o amor e o ódio; quero o mais, o demais ou o nada. Não me importa o que é de verdade ou o que é mentira, mas tem que me convencer, extrair o máximo do meu prazer e me fazer crêr que é para sempre quando eu digo convicto que " nada é para sempre."

(Gabriel García Marquez)
 "Eu não me preocupo tanto com o que acham de mim.
Quem geralmente acha, não achou,
nem sabe ver a beleza dos meus avessos, que nem sempre eu revelo.
O que me salva não é o que os outros andam achando de mim,
mas o que Deus sabe a meu respeito.
Eu só dou valor às palavras e pensamentos produtivos, construtivos,
normalmente vindos de pessoas que me amam verdadeiramente."

( Pe. Fábio de Melo)
"Assim como a mãe vacina o filho para imunizá-lo contra uma infinidade de vírus, da mesma forma nós também precisamos ser vacinados contra a maldade que está presente no mundo. A maldade é sedutora. Ninguém está livre dessa contaminação. Por isso precisamos tanto buscar essa resistência diária. É uma questão de sobrevivência."

( Pe. Fábio de Melo)
Se a dor for o alimento da alma, então a minha está a precisar de uma dietinha!

Mãe, para que serve Analgésicos. ?
-Serve para as dores!
-Então posso tomar um ou dois?
-Para quê?
-É que doi-me o coração!
Não cortaremos os pulsos, ao contrário,
costuraremos com linha dupla todas as feridas abertas.

(Lygia Fagundes Telles)



E da próxima vez que a gente se encontrar,
vou pedir pro relógio do mundo dar uma descansadinha,
só pra esticar esse tempo de abraço que faz graça no meu peito.


(Vanessa Leonardi)

Amar...



Depois de algum tempo, você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas. E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.

(William Shakespeare)

ESCUTA


"Escuta: eu te deixo ser, deixa-me ser então.
Mas eternamente é uma palavra muito dura:
tem um 't' granítico no meio. Eternidade: pois tudo
o que é nunca começou. Minha pequena cabeça tão limitada
estala ao pensar em alguma coisa que não começa e não
termina - porque assim é o eterno.
Mas a cabeça também estala ao imaginar o contrário:
alguma coisa que tivesse começado e que terminasse.

"alguma coisa que tivesse começado e que terminasse."

(Clarice Lispector)


‎"Acredite em você mesmo, pois é só voce que pode se alto julgar. Ouse, arrisque e nunca se arrependa. Não desista jamais e saiba valorizar quem te ama, esses sim merecem seu respeito. Quanto ao resto, bom, ninguem nunca precisou de restos para ser feliz."

(by Pâmela Rugoni Belin)

CHUVAS DE VERÃO

O dia está quente,
o céu escurecendo,
trovões a ecoar,
relâmpagos iluminando o horizonte,
devagar a chuva começa a cair...
Olho pela janela, bendigo as gotas que caem,
o cheiro de terra molhada impregna o olfato,
uma sensação de alívio paira pelo ar...
A terra seca se rompe em fendas,
para absorver o liquido por ela esperado...
As plantas desanimadas e murchas,
se sacodem e se banham a vontade...
Os animais não procuram abrigo ,
fazem questão de andar pelo barro...
Eu, que também tanto a esperei,
que muitas vezes olhei para o firmamento
em busca de um sinal seu,
não resisto a tentação, abro a porta,
saio pela rua , me deixando molhar ...
Ah! que bom andar livre e solta,
sem lenço , sem documento,
sem destino de chegada,
apenas sentindo o corpo gelar
com a água da chuva...

Chuva , quanto te esperamos!
Não se faça de rogada !
Não demore para acontecer!
Na sua ausência,
tudo é triste,
tudo fica feio!
Venha com freqüência,
o sertão inteiro vai agradecer!



Marilena Ferioli Basso

POEMA DE UM AMIGO APRENDIZ






Quero ser teu amigo.
Nem demais e nem de menos.
Nem tão longe nem tão perto.
Na medida mais precisa que eu puder.
Mas amar-te, sem medida,
e ficar na tua vida
da maneira mais discreta
que eu souber.
Sem tirar-te a liberdade.
Sem jamais te sufocar.
Sem falar quando for hora de
calar,e sem calar, quando
for hora de falar.
Nem ausente nem presente por
demais,simplesmente,
calmamente, ser-te paz...
É bonito ser amigo.
Mas, confesso,
é tão difícil aprender!
E por isso
eu te suplico paciência.
Vou encher este teu rosto
de lembranças!
Dá-me tempo
de acertar nossas distancias!


(Fernando Pessoa)